terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Estudo da origem da palavra Bruxa em sânscrito


Buscar a origem de uma palavra é uma tarefa bastante complicada. A complicação é geometricamente maior quanto mais antiga esta palavra for. O termo “bruxa” é uma palavra cujo estudo desafia os lingüistas e etimologistas. Palavra corrente nos vernáculos português e espanhol (bruxa-bruja), sua origem é nublada pelo véu do tempo.
Os últimos estudos apontam sua origem no Sânscrito, significando mulher sábia.
Realmente podemos encontrar no sânscrito atual, diversas palavras que podem ter influenciado na Antiguidade:
Com o significado de brilhante temos a palavra भ्राज (bhrAja) que pronuncia-se braechi.
Significando sábio (com pronuncia brókia)   प्रज्ञ.
 Sagrado Sábio बुधान – (budhAna) com pronuncia budan.
Mulher Sábia विदुषी – pronuncia-se bidushi.
Com o significado de pessoa que cultua a Deusa-Mãe (Zakti) भारुष - bhAruSa pronunciada barush.
Em termos de fonética os sons mais próximos da palavra bruxa são
भ्रज - bhraja (pronuncia brache) significando fogo.
Ou ainda प्रदुष्ट - praduSTa ( pronuncia-se braduxa) que significa enfeitiçado
E também ऋभुष्ठिर (RbhuSThira) pronuncia-se dbrushi) que significa esperto e sábio
Finalmente temos a palavra प्लुषि  (pronunciada bruxi) que significa inseto voador, formiga alada (lembrando que a palabra bruxa também se refere a um tipo de mariposa).
Podemos perceber pelo estudo acima que a afirmação da origem sânscrita da palavra “Bruxa”, tem bastante fundamento, porém certeza 100% somente se encontrarmos a Revista Veja da época com o próprio Pánini na capa.
A origem do sânscrito é tema de discussão. Os estudiosos atualmente concordam que trata-se de um idioma indo-europeu, e que foi estabelecido na Índia pelos Arianos em torno de 4.500 AEC. A origem dos Arianos é controversa, alguns dizendo que vieram na Europa Setentrional, outros afirmando que vieram da Anatólia. Podemos entrever uma relação entre os Arianos e os Celtas, ambas raças indo-européias, devido a grande interação na Europa que os Celtas fizeram durante o período de 4.000 a 1500 AEC, parte através de conquistas, parte através de migrações, parte ainda através do comércio e intercâmbio cultural, conforme as escavações de Hallstadt (Áustria) comprovam. O sânscrito, anteriormente chamado Védico, tem seus primeiros registros datados dos séculos 6 e 5 AEC, ou seja - há mais de 8 mil anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.