domingo, 4 de dezembro de 2011

Grandes Nomes da Wicca 2

Pop Star, Celebridade, Showman - tudo isto e ainda era Bruxo - Alex Sanders

O surgimento deste que foi um dos mais celebrados bruxos da Inglaterra começa de maneira humilde. Em 9 de Novembro de 1961 Alex envia uma carta se apresentando para Patricia Crowther, após vê-la num programa de televisão. Patricia o recebe em sua casa por três vezes em 1962. Alex conta nestas visitas que sua avô era uma bruxa, cujos ancestrais viveram próximos de Mount Snowdown (País de Gales) e sente-se extremamente atraído pela Wicca. Mais tarde descobre-se que Sanders também havia visitado a Gerald Gardner no seu museu na Isle of Man, e que Gardner havia enviado uma carta a Pat Kopansky solicitando a ela  que fizesse a iniciação de Sanders. Ele permaneceu no coven de Kopansky, nas proximidades de Nottingham, por aproximadamente um ano, como sumo sacerdote (o conven consistia em 5 integrantes na época). Doreen Valiente afirma que foi Gardner pessoalmente quem deu um Livro das Sombras Gardneriano para Sanders.
 Uma reportagem publicada na capa do jornal Manchester Evening Chronicles and News em Setembro de 1962, apresentando uma foto de Alex Sanders vestido com robes adornados com símbolos do livro "Chave de Salomão" foi o estopim para uma guerra de acusações na imprensa, entre Pat Crowther e Alex, que levaram Sanders a romper com a linha Gardneriana.
Maxine Sanders
Em 1964 Sanders encontra Paul King e uma jovem alta e ruiva, Maxine Morris. Eles fundam um coven que em 23 de Junho de 1965 é retratado pelo jornal "Manchester Comet", numa longa reportagem, seguida de artigos escritos pelos próprios Sanders e King em 30 de Junho. Logo outros jornais se interessam e rapidamente Alex Sanders se torna uma figura extremamente reconhecida na Inglaterra, tendo fundado mais dois covens ainda em 1965. Com seu casamento com Maxine, o primeiro casamento Wicca documentado na imprensa,  no final de 65, ainda obtém mais espaço.
Em Abril de 1966 Alex Sanders é contratado pelos estúdios Metro Goldwin Meyer como consultor num filme sobre bruxaria. Em 1967 Alex assume publicamente o título de "Rei das Bruxas" da Inglaterra, contando mais de 1620 iniciados em mais de 120 covens.
Alex Sanders
Diferentemente de Gardner, Sanders não escreveu livros, ele preferiu contratar jornalistas profissionais para transformá-lo num ícone. O primeiro com esta função foi June Jonhs, em 1966. O segundo foi Stewart Farrar que iria eternizar Alex cunhando o nome de sua tradição. O relacionamento dos dois começou em 1969 quando Stewart procurou Alex para uma reportagem para o periódico Reveille, mas o jornalista se impressionou de tal maneira que ele mesmo passou a fazer parte do coven, onde iria depois se apaixonar por uma jovem, Janet Owen. - A história do casal Janet e Stewart Farrar vamos contar em próximos .
artigos.
Adquira o livro de Alberto Sóllomon - clique aqui
Nos anos 70 a imprensa britânica mudou seu tom amistoso para com a bruxaria, passando a perseguir e denunciar. Parte disso foi resultado de filmes como "O Bebê de Rosemary" e depois "O Exorcista", que despertaram uma "cultura satânica". A imprensa sensacionalista se aproveitou para produzir acusações. Muitos Wiccans foram perseguidos e até mesmo presos. O casal Sanders para se preservar mudou-se de Londres para Sussex (1971) onde acabam por divorciar-se em 1973.
Alex permaneceu vivendo em Sussex, de onde em 1979 ele escreve uma carta pungente à duas  revistas britânicas com grande circulação entre os bruxos, pedindo pela reunificação, afirmando que todos podem clamar por autenticidade em seus rituais, usando o Livro das Sombras Gardneriano, ou o Alexandrino, ou mesmo nenhum.

A Tradição Alexandrina tem algumas peculiaridades, o uso de roupas durante os rituais, a presença de símbolos egípcios e de Alta Magia. Entre as grandes contribuições de Sanders estão a aceitação dos homossexuais e a difusão da Wicca pelo Continente Europeu, que depois irá se espalhar pelo mundo..
Até mesmo sua morte tem um aspecto teatral: Alex Sanders deixou esta encarnação no dia 30 de Abril de 1988, véspera de Beltane.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.