segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Belo Monte - devemos nos preocupar e tomar posição

Muito tem se discutido nos últimos meses sobre a construção desta hidrelétrica. Busquei me informar, o mais profundamente que pude no pouco tempo que tenho e chego a algumas conclusões:

Primeiro ponto - o Brasil está diante de um apagão energético - porém a malfadada Belo monte está em estudos há vinte  e poucos anos, já tivemos apagões antes, não tem motivo para pressa agora. Tudo pela demagogia, porque esta é a maior obra do PAC, deveriam ter pensado melhor...

Segundo ponto: a truculência do governo Dilma novamente se apresenta. Já bateram em professor grevista, já prenderam bombeiros, mandam o batalhão de choque "controlar" manifestações, agora querem construir a Usina sem ouvir as comunidades que serão afetadas. Mais demagogia.

Terceiro Ponto: opções - energia eólica e solar são caríssimas - é verdade, porém energia de biomassa é barata. Podemos produzir energia a partir de lixo, esterco, até do esgoto.

Quarto ponto - vão investir 30 bilhões mas a Usina vai gerar 40 bilhões por ano - vai gerar 40 bilhões para quem? Para o consórcio que vai administrar e uma parte vai para o governo do Pará, que irá investir na compensação - qual compensação? Vão construir outra floresta em outro lugar? Eu moro no Paraná e nestes vinte anos que existe Itaipú nunca ouvi falar no dinheiro para compensar a destruição de Sete Quedas. Era uma maravilha natural que foi destruída, e apesar dos zilhões que Itaipu gera, temos o Parque de Vila Velha, que é outra maravilha natural, fechado e sem condições de turismo.  E o Parque do Quartelá? e o litoral paranaense? Cadê a tal compensação pela perda de um atrativo turístico? Compensação futura é conversa.

Quinto ponto: precisamos pensar no futuro do Brasil - pois é precisamos mesmo. então que tal em vez de sair por aí poluindo, construindo hidrelétricas e lixões o governo não faz um programa de controle de natalidade, garante educação para o povo (temos um dos piores índices mundiais em número de pessoas com 3o. grau), combate a violência (somos o país com maior número de homicídios no mundo), isso sim é pensar no futuro.

Sexto ponto: mas as madeireiras arrasam vinte vezes mais floresta virgem por ano que a tal Belo Monte - esta justificativa simplesmente é uma prova da falta de vergonha na cara dos nossos governantes. Primeiro que com usina ou sem usina vão continuar roubando madeira na amazônia, segundo que a responsabilidade por esse estrago é do próprio governo. Afinal, tem radar, tem exército, tem satélite, pra quê???


Minha opinião sobre Belo Monte: tem muitas perguntas mal respondidas. Simplesmente não dá para deixar passar assim... em branco.

Assista a Marina Silva falando sobre Belo Monte:


Os caras são da Globo mas nem sempre o "Grande Irmão" está de sacanagem conosco, tem alguns erros ridículos, mas tinha que ter mesmo é da Globo (kkkkkkk).
Concordando ou não com a construção, fato é temos mesmo que nos preocupar mais com o nosso Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.