domingo, 17 de julho de 2011

O círculo e os Guardiões

Em nossa mais recente reunião do Círculo de Astarte, fizemos uma discussão muito interessante sobre os Guardiões.
Em Wicca é bastante comum se trabalhar com a invocação dos Guardiões dos Elementos, (água, terra, fogo e ar), um em cada ponto cardeal.
Vamos além: Raven Grimassi em seu livro "Mistérios Wiccanos", conta que esta tradição remonta a Stregheria, onde além dos Guardiões dos Elementos, também são chamados os Guardiões Estelares.
Esta prática de se invocar os Guardiões nos pontos cardeais é típica da Alta Magia e a encontramos no livro "Chave de Salomão (ou Clavícula de Salomão)" no Livro de Magia Sagrada de Abramelim, e em diversos Grimórios (uma compilação muito boa está no livro "ATradição Secreta da Magia" de Idries Sha).

Os Guardiões na verdade se dividem em duas categorias distintas: Os Guardiões dos Elementos, que são os "Reis" de cada legião de Seres elementais, e sua participação no Círculo Mágico é fundamental, pois sem o apoio dos quatro elementos, seria muito difícil se conseguir obter algo magicamente, pois tudo no plano físico somente pode ser materializado usando os 4 elementos, ou algum deles pelo menos.
Já os Guardiões Estelares pertencem a um plano superior, Cósmico. A tradição de venerar estes Guardiões Estelares, que daqui em diante vou chamar de Atalaias, remonta aos antigos Persas (a palavra Atalaia significa sentinela). Foi lá na Pérsia que eles foram identificados e ligados diretamente a quatro estrelas muito especiais:
Aldebarán - principal estrela da Constelação de Touro, que aqui no Hemisfério Sul marca o Solstício de Verão.
Antares - Princial estrela da Constelação de Escorpião, que para nós marca o Solstício de Inverno.
Regulus - é a mais brilhante estrela na constelação de Leão, e marca o equinócio de Outono
Fomalhaut - da constelação de peixes, marca o equinócio de Primavera.

Perceba que estas figuras estelares marcam as principais datas do Calendário, exatamente os equinócios e Solstícios. Ou seja: conhecendo a Posição da Estrela no Céu, pode-se dizer quanto tempo falta para o equinócio, ou o Sosltício.

Mas o Atalaia não é a Estrela, assim como A Deusa não é a Lua. Apenas o chamamos assim, até como forma de homenagear.
Depois dos Persas que viam os Atalaias quase como figuras divinas, os demais povos foram adaptando esta mitologia, e assim eles foram vistos ora como Anjos, ora como Arcanjos, e até mesmo como demônios.
Na verdade estes seres pertencem aos Planos superiores e sua função em nossos rituais é a de testemunhar e aprovar nossos trabalhos - como descrevem Janet e Stuart Farrar.
Acredito que os Atalaias tem um papel de fundamental importância no Plano Cósmico, e que nossas investidas na busca da proximidade com A Divindade somente poderão ser bem sucedidas se tivermos o apoio dos Atalaias. De forma semelhante no "Livro dos Mortos" do antigo Egito, a alma somente seria admitida nos planos superiores após passar pelo crivo de Quatro Anjos.

Na maioria das tradições Wiccanas é comum apenas se invocar o Guardião do Elemento em cada ponto Cardeal. Mas é uma prática bastante interessante também se invocar o Guardião Estelar. Ao fazermos isso, é fácil perceber uma mudança na atmosfera do Círculo, parecendo que o ar se torna mais metálico.


Para Saber mais:
O Livro de Magia Sagrada de Abramelin - Sir Liddel M. Mathers - Editora Anúbis
A Tradição Secreta da Magia - Idries Sha -  Editora Brasil
A Biblia da Feitiçaria - Janet e Stuart Farrar
Wicca Essencial - Estelle Daniels e Paul Tuitean - Editora Pensamento
Mistérios Wiccanos - Raven Grimassi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.